MEUS HQs 2

Jaspion e Changeman:
Fenômenos da década de 80
Exibidos pela primeira vez na televisão brasileira em 1988, dentro do programa Clube da Criança (que era comandado pela hoje global Angélica), da extinta Rede Manchete, Jaspion e Changeman se transformaram em verdadeiros fenômenos. O responsável pela vinda dos programas ao Brasil foi o empresário Toshihiko Egashira, fundador da Everest Vídeo (que depois mudou o nome para Tikara Filmes). Ele já trabalhava com filmes antes de licenciar séries para a TV. Era dono de uma locadora, a Golden Fox, que tinha em seu acervo fitas com programas que eram gravados diretamente da televisão japonesa - um serviço voltado para a colônia nipônica existente no bairro Liberdade, em São Paulo.
Os dois seriados pertencem ao gênero Tokusatsu (efeitos especiais), termo utilizado para categorizar séries do Japão. Existem vários sub-gêneros. Jaspion, por exemplo, pertence ao Metal Hero, que apresenta personagens com armaduras metálicas, enquanto Changeman é integrante do Super Sentai, constituído por equipes de super-heróis, geralmente com cinco membros, que se vestem com colantes coloridos. A primeira parada dos justiceiros em solo nacional foi nas vídeo locadoras. As fitas sumiam rapidamente das prateleiras, e as produções abriram o mercado brasileiro para a chegada de outras séries da mesma linhagem.
Mais tarde, no comércio...
A febre de Jaspion e Changeman lotou o comércio com produtos inspirados nos heróis. No mercado editorial, a primeira investida foi da extinta Editora Brasil-América (EBAL). As bancas do Brasil foram invadidas por diversos gibis que reproduziam os episódios da TV e revistas com atividades recreativas.
Logo vieram as figurinhas da Bloch Editores (que também preparou uma fotonovela do herói de metal). O álbum, denominado Jaspion/Changeman era dividido, metade para figurinhas de Jaspion, e a outra para Changeman. Porém, uma parte era impressa ao contrário da outra. Era preciso virar o livro de ponta cabeça para colar os cromos.
Em todo o Brasil, o Circo Show fazia apresentações. O espetáculo onde atores encarnavam os personagens da televisão também foi impresso em figurinhas pela editora Santa Cromy, no livro ilustrado O Fantástico Show do Jaspion.

Houve ainda outros três álbuns: Hiper-man e os defensores da galáxia, da editora Agage, que apresentava os heróis com nomes trocados para não pagar direito autoral; Jaspion, (publicação pirata) que premiava os colecionadores que encontravam figurinhas premiadas nos envelopes e incluía na coleção, cromos de Changeman e outros personagens que não tinham qualquer ligação com estes, como He-Man e Thundercats; e um último, Jaspion / Changeman / Flashman, da Fábula Editorial.
Nos camelôs e padarias do país, o chiclete Bubblets, que vinha com figurinhas da turma (e também tinha álbum) era a sensação. E para completar a coleção de produtos - fantasias, máscaras, bonecos, armas de brinquedo, discos com as trilhas sonoras em português e até apontadores de lápis que reproduziam o capacete dos heróis. O Trem da Alegria, principal grupo infantil da época, aproveitou a onda e gravou música inspirada nos guerreiros da TV. Já na década de 90, Jaspion ganhou gibi pela editora Abril. Com o cancelamento da publicação, passou a bater ponto com os Changeman e outros personagens na revista Heróis da TV. Também teve os quadrinhos dos Change Kids, versão infantil do esquadrão colorido.
Jaspion - A série de TV
Quando criança, Jaspion (interpretado por Hikaru Kurosaki, cujo nome real é Seiki) viajava com seus pais pelo espaço. A nave em que estava fez um pouso de emergência, e ele foi o único sobrevivente. Acabou sendo encontrado e criado pelo profeta Edin (Noboru Nakatani), que conseguiu traduzir a bíblia da via-láctea. As escrituras diziam que o terrível demônio Sathan Goss estava prestes à despertar e espalhar o terror pelo universo. Com a ajuda da andróide Anri (Kiyomi Tsukada) e da monstrinha Miya, Jaspion viaja pelo universo, à bordo da nave Daileon (que se converte em um robô gigante de mesmo nome) caçando o vilão, que pretende criar na Terra o Império dos Monstros.
Chegando em nosso planeta, o herói sai em busca das cinco crianças irradiadas por uma luz mágica, oriunda do lendário pássaro dourado, que é temido pelo inimigo. A união do quinteto consegue evocar a misteriosa ave, que se transforma em uma espada gigante para Daileon - a arma definitiva para derrotar o vilão e restaurar a paz no universo. No decorrer do programa, Jaspion enfrenta difíceis duelos com Mac Garen (Junichi Haruta / Mad Galant no original), filho de Sathan Goss, e conhece os amigos Nambara (o cantor Isao Sasaki), cuja filha foi apontada pela luz do pássaro dourado; e Boomerman (Hiroshi Watari), que teve o irmão assassinado por Mac Garen.
Foram produzidos 44 episódios e um especial para cinema (inédito no Brasil) que mostrava os melhores momentos da série e uma entrevista com os atores Kiyomi Tsukada, Junichi Haruta e Seiki Kurosaki. O seriado teve muito mais sucesso no Brasil do que no Japão. Após o fim da atração, Kurosaki se afastou do meio artístico e chegou a trabalhar vendendo takayoki, (uma espécie de bolinho de polvo) no parque de Ueno, e depois se tornou instrutor de mergulho. Na década de 90, a Rede Manchete anunciou a estréia de Jaspion 2, mas o programa em questão não se tratava de continuação. Era a série Spielvan, que não apresentava nenhuma ligação com o Jaspion original. O novo título foi apenas uma jogada de marketing.
O seriado dos Changeman
Temendo que a ameaça do rei Bazoo, do Império Gozma, chegasse à Terra, o sargento Yu Ibucky (Jun Fujimaki) - um alien que, disfarçado de humano, busca vingar a extinção de sua raça, inicia um rigoroso treinamento entre jovens militares que nem desconfiam o motivo do árduo regime.
Durante um ataque das forças alienígenas, cinco pessoas lutam e resistem bravamente. O grupo é escolhido pela misteriosa Força Terrena, que emana sempre que a Terra está em perigo. O quinteto tem sus corpos envolvidos por uma luz e desenvolve poderes oriundos de animais lendários, formando o esquadrão Changeman. São eles: o ex-jogador de beisebol Ryu Tsuruji (Haruki Hamada), que se transforma em Change Dragon e usa o uniforme vermelho; O mulherengo Sho Hayate (Kazuoki Takahashi, que na época assinava Hiroshi Kawai) - Change Grifon / preto; O brincalhão Yuma Ozora, que sonha em abrir um restaurante (Shiro Izumi) - Change Pégasus / azul; Saiyaka Nagisa, a cérebro da equipe (Hiroko Nishimoto) - Change Mermaid / branco; e a invocada Mai Tsubasa (Mai Oshii) - Change Phoenix / rosa. Entre os veículos do esquadrão, está a Base Shuttle, uma nave que carrega em seu interior o jato Jet Changer 1, o helicóptero Heli Changer 2 e o tanque Land Changer 3, que ao serem combinados, formam o poderoso Change Robô.
Alguns vilões da série serviam ao imperador Bazoo por medo. O real objetivo era apenas reconstruir seus planetas destruídos pela guerra, como é o caso da princesa de voz masculina Shima (Yohko Tomita), da estrela Aman. Antes de falecer, após travar um duelo mortal com Change Dragon, o pirata espacial Buba liberta a moça de um encanto, fazendo com que ela voltasse a ter voz de mulher.
Como acontece em outros seriados do gênero, o monstro do episódio do dia morre pelo tiro de uma bazuca, mas acaba ressuscitando e tornando-se gigante, sendo destruído definitivamente pelo golpe certeiro de espada dado pelo robô da equipe. Em Changeman, o responsável por ressuscitar os seres é Gyodai, uma criatura de um olho só localizado dentro da boca.

Com a proximidade da batalha final, a rainha Ahames (Fukumi Kuroda) descobre o Q.G. dos heróis e destrói tudo, mas acaba derrotada. Os Changeman rumam ao espaço à bordo da Base Shuttle. Ao descobrir que Bazoo era a projeção de um planeta vivo que rumava em direção à Terra, o esquadrão destrói o núcleo do vilão, restaurando a paz no universo.
Shima e o monstro Gata (que é casado e pai de dois filhos, de quem se separou devido à guerra espacial), antigos inimigos, e agora aliados, retornam aos seus respectivos planetas a fim de reconstruí-los. Junto com eles vão Gyodai, Ibucky e a garota Nana (Tokie Shibata), que desde criança presenciou o caos no em seu planeta natal, Techno Líquel. Os heróis voltam a ter vidas normais. Changeman teve 55 episódios para TV e dois filmes para cinema. Os longas permanecem inéditos no Brasil. De todos os seriados do gênero, este é até hoje, um dos mais populares no Japão.
Fichas Técnicas:
Jaspion
Título Original: Kyoujyuu Tokusou Juspion
Título traduzido: Investigador de Monstros Juspion (Juspion é abreviação de Justice Champion, que significa Campeão da Justiça)
Título no Brasil: O Fantástico Jaspion
Roteirista: Shozo Uehara (principal)
Trilha Sonora: Chumei Watanabe
Direção: Yoshiaki Kobayashi e Akihira Tojo (principais)
Produção: Toei Company
Exibido originalmente na TV Asahi, de 15/03/85 a 24/03/86. No Brasil, foi ao ar nas redes Manchete, Record e Gazeta.

Changeman
Título original: Dengeki Sentai Changeman
Título traduzido: Esquadrão Relâmpago Changeman
Título no Brasil: Esquadrão Relâmpago Changeman
Roteirista: Kunio Fujii, Kyoko Washiyama e Hirohisa Soda (principais)
Trilha sonora: Tatsumi Yano e Katsumi Ono
Direção: Takao Nagaishi (principal)
Produção: Toei Company
Exibido originalmente na TV Asahi, de 02/02/85 a 22/02/86. No Brasil, foi ao ar nas redes Manchete, Record e Gazeta.

Jaspion e Changeman são autoria da equipe de criação da Toei Company, que usa o pseudônimo Saburo Hatte.
Download - Tema de abertura instrumental das séries (MIDI):
Jaspion - Tamanho: 51,1 Kb
Changeman - Tamanho: 77,5 Kb


HQs – Jaspion

Esta é a seção onde vocês encontrarão as antigas Historias em Quadrinhos (HQ) dos heróis que brilharam na tela da TV manchete no final dos anos 80 e inicio dos anos 90. Começaremos com o mais famoso deles, o Jaspion, ótimo para fans recordarem ou até mesmo conhecerem estas historias. As páginas foram scaneadas pelo Guyferd e restauradas por mim, procurando proporcionar uma melhor qualidade de imagem e facilitar a leitura.
Esta é somente a primeira de muitas revistas que disponibilizaremos aqui na Tokufriends! Então, aproveitem e aguardem os próximos números!
.
Uma boa diversão para todos!
.
.

.
..:: Jaspion Volume 1 ::..
.
História: AURORA NEGRA
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos e Arte Final: Aluir Amâncio
»» Cor: Andrea Golçalves
.
»» Otimização: Rodrigo TODDY
»» Scanlator: Guyferd
.
DOWNLOAD LINK – 5.6 MB – RAR
.
.
.
——————————————————————————————
.
.
..:: Jaspion Volume 2 ::..
.
História: ARMADILHAS E TRAIÇÕES
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos e Arte Final: Aluir Amâncio
»» Cor: Andrea Golçalves
.
»» Otimização: Rodrigo TODDY
»» Scanlator: Guyferd
.
DOWNLOAD LINK – 4.9 MB – RAR
.
.
.
——————————————————————————————
.
.
.
..:: Jaspion Volume 3 ::..
.
História: ARENA
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos e Arte Final: Aluir Amâncio
»» Cor: Andrea Golçalves
.
»» Otimização: Rodrigo TODDY
»» Scanlator: Guyferd
.
DOWNLOAD LINK – 3.9 MB – ZIP
.
.
.
——————————————————————————————
.
.
.
..:: Jaspion Volume 4 ::..
.
História: RENASCIMENTO
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos e Arte Final: Aluir Amâncio
»» Cor: Andrea Golçalves
.
»» Otimização: Rodrigo TODDY
»» Scanlator: Guyferd
.
DOWNLOAD LINK – 4.4 MB – ZIP
.
.
.
——————————————————————————————
.
.
.
..:: Jaspion Volume 5 ::..
.
História: CARTADA DECISIVA
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos e Arte Final: Marcello Arantes
»» Cor: Andrea Golçalves
.
»» Otimização: Rodrigo TODDY
»» Scanlator: Guyferd
.
DOWNLOAD LINK – 4.2 MB – ZIP
.
.
.
——————————————————————————————
.
.
.
..:: Jaspion Volume 6 ::..
.
História: GLÓRIA AOS VENCEDORES
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos e Arte Final: Marcello Arantes
»» Cor: Andrea Golçalves
.
»» Otimização: Rodrigo TODDY
»» Scanlator: Guyferd
.
DOWNLOAD LINK – 4.9 MB – ZIP
.
.
.
——————————————————————————————
.
.
..:: Jaspion Volume 7 ::..
.
História: LIÇÕES
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos: Marcello Arantes
»» Arte-Final: Franco de Rosa
.
»» Scanlator e Otimização: Tokufriends.com
.
DOWNLOAD LINK – 5.9 MB – ZIP
.
.
.
——————————————————————————————
.
.

..:: Jaspion Volume 8 ::..
.
História: O HOSPEDEIRO
.
.
»» Editora: Abril Jovem
»» Roteiro: Rodrigo de Góes
»» Desenhos: Marcello Arantes
»» Arte-Final: Tomás E. Gutierres e Marcello Arantes
.
»» Scanlator e Otimização: Tokufriends.com
.
DOWNLOAD LINK – 6.2 MB – ZIP



Deixe Um Comentario Nessa Postagem :

0 comentários:

Postar um comentário

Não use palavras de baixo calão. ou pornogafica nos ajude e de sua opinião.