Configuração do ePSXe \ Saiba como configurar

Como varias pessoas já me perguntaram e madaram MP perguntando sobre o ePSXe, talvez pelo meu site e nome de usuario, resolvi criar um tutorial extremamente detalhado sobre a configuração do melhor emulador de playstation que existe, como já uso o ePSXe a mais de 3 anos, posso passar um pouco do meu conhecimento sobre a configuração aqui.

Selecionei os melhores plugins, pois acho que já testei quase todos que exitem nesses 3 anos. Aqui eu mostro uma breve descrição do "pra que" de cada opção de cada plugin selecionado.

Primeiramente, devo dizer que tudo varia muito de PC pra PC, assim mesmo com esse tutorial você poderá ter que fazer farios testes pra chegar a um emulação perfeita.

Mas lá vai!

Pra ficar tudo mais fácil, eu recomendo que vocês usem o ePSXeCutor, porque com ele vocês podem criar uma configurção diferente pra quantos jogos vocês quiserem. Alem de que ele é bem pratico, você pode adiministrar seus memorycards e SaveStates...

IMPORTANTE: A BIOS

Pra rodar o ePSXe vocês precisam da BIOS do Playstation, mas como esse assunto é proibido vocês terão que procura-la. A mais recomenda é SCPH1001

***LISTA DE COMPATIBILIDADE***

-->Nossa lista do Clube

-->Lista do site NGEMU

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//////////////////////PARTE 0: Links Úteis\\\\\\\\\\\\

DOWNLOADS:

-Downloads obrigatorios

Emulador :ePSXe
FrontEnd : ePSXe Cutor
Plugin gráfico D3D (gpu): Pete's D3D DX6
Plugin gráfico Open GL (gpu): Pete's OGL1
Plugin gráfico Open GL2 (gpu): Pete's OGL2 (só pra placas modernas)
Plugin de som (spu) : Peops D Sound
Plugin de CDRom (cdr): Pete's ASPI

-Downloads utilitarios

PSMPlay: com esse programa você pode ver as cenas em CG do game ou ouvir as musicas e sons. Se tiver problemas pra usa-lo entre aqui

PSX Mult Converter : Com ele você pode ver os videos do playstation, houver musicas e qualquer outro som que exista dentro do game, este sim procurado tudo, até em jogos onde não se poder ver os arquivos *.str ou *.xa que são de video e som.

SITES:

http://www.pew.emuita.it (varios programas pro ePSXe site italiano)
http://www.ngemu.com (ultimas atualizações sobre qualquer emulador)
Meu site sobre o ePSXe


/////////////////////PARTE 1: Configurando Vídeo:\\\\\\\\\\



Como você tem uma placa de video decente (creio eu) você pode usa o Pete'sOpenGL Driver


-------------------------Pete's OpenGL Driver-------------------------


rel="Lightbox"?attachmentid=6480&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />


==#==RESOLUCAO E CORES==#==

-Resolution: Se você tem placa de 32 MB,use somente em 640x480 (principalmente se for onboard), se for superior da pra usar em 1024x768

-Color Depth: se você não tiver uma placa de video com pelo menos 64MB use somente 16bit.

==#==TEXTURES==#==

-Texture Quality: use sempre B8G8R8A8 pra obter as melhores cores, opções inferiores diminuem somente a qualidade das cores (mas influi bastante no desempenho).

-Texture filtering: filtra a imagem e melhora a qualidade, da tipo uma borrada na imagem pra parecer mais "lisa".

Opção recomendada:
A melhor opção é a "2 Extended", não da bugs defeitos problemas nem nada, fica boa em varios jogos que testei.

-Hi-Res textures: deveria aumentar a qualidade das texturas, deixa-las mais nitidas, mas no meu pc não vi difença e uso só "standard", as outras parecem até piorar a qualidade.

==#==FRAMERATE==#==

-Sempre ative "Use FPS limit" e "Auto detect FPS" ou coloque 50 pra jogos PAL-M e 59.9 pra NTSC.

==#==COMPATIBILIDADE==#==

-Off Screen drawning: essa opção define como os objetos serão carregados no jogo, por exemplo num jogo de corrida define o momento que ira aparecer uma arvore ou um carro bem distante a frente. Uma boa opção é a "2:Standard".

-Frame Bufer Texture e Access: essas são meio complicadas mas as mais importantes, vão definir o funcionamento dos efeitos especiais. Ex: em Dino Crisis 2 quando você esta dentro da água ou em Tenchu 2 quando você mata alguem pelas costas e a imagem fica toda embaçada.

Opção Recomendada:
Framebuffer textures=0 e Framebuffer access=4
ou
Framebuffer textures=2 e Framebuffer access=3
Ficou bom na maioria dos jogos

-Mask bit: é uma opção necessaria em poucos jogos, como por exemplo Silent Hill, se não estiver ativada os poligonos ficarão com varios retanglos em volta. Veja na tela abaixo:



-Advanced blending: melhora as cores, mas o desempenho cai bastante.

-Alpha MultPass:corrige alguns defeitos de textura, como por exemplo as folhas de uma arvore ou arbusto, ativando-a os objetos ficam mais definidos. Vejam:

Alpha MultPass OFF

Alpha MultPass ON

==#==MISC==#==

As opçoes em MISC não são muito usadas, por isso vou citar só algumas:

-[b]Scanlines:[b] deixa o monitor com aspecto de uma TV, fica legal quando se joga em baixas resoluções como 640x480, eu recomendo de 130~150.

-Line mode: deixa o jogo totalmente em Wire Frame, você só ve as linhas de construção dos poligonos.

wireframe OFF


wireframe ON

-Unfiltered Framebuffer Updates: aumeta em alguns casos a velocidade das cenas em CG (computação grafica) no jogo, use se elas tiverem dando "travadinhas".


-------------------------Pete's DX6 D3D Driver-------------------------

rel="Lightbox"?attachmentid=8693&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />



A configuração é identica ao do Pete's OpenGL Driver, mas este usa apenas Direct 3D pra gerar os graficos, em alguns casos da para obter um desempenho melhor do que com Open GL.
Recomendo esse plugin para quem tem placa de video Onboard.


----------------------------OpenGL2 Plugin--------------------------------


rel="Lightbox"?attachmentid=6481&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />


Novissimo plugin lançado em 29/12/2005 é recomendado somente para as placas de video modernas (modernas mesmo).

Esse plugin é muito interessante pois com ele você pode obter imagens de altissima resolução e sem os malditos "serrilhados".
Agora ele vem com a opção "Full Scren Filter" onde você pode aplicar alguns efeitos especiais usando pixel shaders. Mas pra desfrutar desse efeitos você deve usar os "vertex prograns".


Veja uma foto do meu Gran Turismo 2 com os efeitos:


Efeito "full smoothing"

rel="Lightbox"?attachmentid=6477&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />

Este é Parasite Eve 2:


Notem que sem o "full smoothing" a imagem fica toda serrilhada, como se a image tivesse sido esticada, já que o cenario é em 2D com resolucao original de 320x240.
Aqui está com o "full smoothing" reparem na lampada como ficou suavisada, assim como a janela e colunas.
Mas infelizmente essa opção faz cair um pouco o desempenho.

rel="Lightbox"?attachmentid=8705&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />

CONFIGURAÇÃO


Requisitos para qualidade decente:

*Placa de video:64MB ou superior
*CPU: Atlhon XP ou Pentiun 4 de ~2GHz
*Memoria:256MB RAM

NOTA: Esses requesitos são necessarios principalmente se você quer desfrutar de todas as propriedades do plugin, principalmente dos "shaders", alguns shaders aplicam efeitos que fazem o FPS cair absurdamente, pelo menos no meu caso.

==#==Full Screen Filters:==#==

Se você for usar essas opções, dificilmente conseguira usar os graficos e resoluções no maximo, pois o FPS cai ao extremo dependendo do shader que você usar:

-Screen Filtering: esse efeito da uma leve borrada na imagem para eliminar um pouco os serrilhados.

-Shader effects:

1 Fullscreen Smoothing: é semelhante ao Screen Filtering

3ARB e 5 GLSlang files: escolha essa opção dependendo dos shaders que você baixar abaixo.
Serão sempre dois arquivos: *.vp e *.fp ou *slv e *.slf.

-Para usar os shader effects siga as instruções abaixo:

1º ) Você deve baixar o arquivo do efeito zipado descompacta-lo em algum lugar (é mais comodo no desktop).

2º ) Escolha a opção adequada em "Shader effects", dependendo da extensão dos arquivos, que deve ser "3" para arquivos *.vp e *.fp e "5" para arquivos *slv e *.slf.

3º ) Click no botão ao lado [...] e escolha a pasta onde estão os dois arquivos e de ok

4º ) Shader level: escolha o nivel dos efeitos.

NOTA: todos esses shaders abaixo foram programados por autores distintos e foram retiradas da Pete's Messageboard. Quem tiver interesse de um click lá.


Algumas imagens com shaders aplicados:


Color Shader

rel="Lightbox"?attachmentid=8700&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />



Silent Hill com Carton Shader

rel="Lightbox"?attachmentid=8707&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />



Os seguintes shaders:

AA-Color Shader, 2XGLS Shader, Color Shader, Storybook Shader e mais alguns podem ser baixados aqui

O "Comic Shader" pode ser pego aqui.
Este shader é estremamente pesado e o autor est atrabalhando na sua velocidade.


//////////////////Parte 2: configurando Som\\\\\\\\\



Eu já testei diversos plugins de som, e o que considero melhor é o P.E.O.p.S Dsound, ai vai uma descrição dele:



------------------------- P.E.O.p.S Dsound--------------------------


rel="Lightbox"?attachmentid=6485&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />


==#==GENERAL SETTINGS:==#==

-Mode:
A melhor é "1 High compatibility", as outras podem causar atrasos entre ações e efeitos sonoros, como por exemplo, uma personagem fala e som vem com atraso.

-Volume:
apenas define o volume, mas em "loudest" usa mais a CPU.

-Reverb:
usem "PSX reverb" pra não ter problemas com alguns efeitos sonoros.

-Interpolation:
use "0: none", caso você ache o som muito agudo e irritante escolha "3: Cubic interpolation" para deixalo mais grave.

==#==XA Music==#==

-Enable XA playing:
ativa os sons,em alguns jogos como Parasite Eve 2 pode ser necessario desativar pra passar em determinada fase (pelo menos comigo).

-Change XA speed:
ative caso durante os dialogos ou CGs a imagem esteja mais rapida que o som (sem sincronismo)

[b]==#==MISC==#==[b]

Enable developer debug mode: você pode controlar cada som e efeito sonoro com essa opção, mas deve estar jogando em "modo janela" pra visualizar o debug
Enable sound recording window: jogue no "modo janela" e então aparecera uma opção pra gravar os sons no game.



///////////////////Parte 3: Configurando CD/DVD-ROM\\\\\\\\\

O melhor é sem duvida o Pete's ASPI/IOCTL:



-----------------------------Pete's ASPI/IOCTL--------------------------


rel="Lightbox"?attachmentid=6475&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />


-Interface: escolha pelo seu Windows
-Drive:D:, E: etc.
-Read Mode: click no botão ao lado.
-Caching mode: essa opção influencia bastante na hora das CGs, teste e escolha a melhor pro seu drive. No meu caso uso "None"


==#==MISC==#==


Try to limit speed...: use caso seu CD esteja danificado.
Don't wait...: use pra começar a emulação mais rapidamente.


==#==Error handling==#==

Try again on...: use pra que o plugin fique tentando acessar areas danificadas ou com erro do disco.

==#==PPF patch file==#==

Use esse arquivos pra corrgir alguns erros em certos jogos.
veja uma lista completa em: http://www.ngemu.com/psx



///////////////////Parte 4: Configurando Controles\\\\\\\\\


rel="Lightbox"?attachmentid=6476&stc=1&d=1223557634" border="0" alt="" class="tcattdimgresizer" onload="NcodeImageResizer.createOn(this);" />


Essa parte que é legal, principalmente se você tiver um analogico com DualShock.

Caso você use teclado, escolha de sua preferência.

Agora pra quem tem um analogico DualShock vejamos:



==#==MODE==#==

-Controle Analogico Dual Shock
No meu caso tenho um joystick identico ao do PSX mas USB, a configuração fica como na foto e deve-se escolher "Digital/Analog (F5)"



==#==RUMBLE==#==

Se seu controle tem dois motores escolha:

Type: "DX Joy2"

Big motor: CONSTAT
Small Motor: CONSTAT

-Mouse Pad

Escolha "Digital/Mouse (F5)" pra usar o mouse em jogos que necessitam.

O botão esquerdo funciona como "Acão" e direito como "Menu".

O unico jogo que usei mouse foi o Clock Tower...


////////////////////////////Parte 5: Extra Features\\\\\\\\\\\\\\\\

COMO VER A TELA DE BOOT DO PLAYSTATION

Pra ver a tela com o logo do PSX na hora que colocar um jogo, abra uma configurção pelo ePSXe Cutor va em options e em Comand Line: digite "-slowboot"

ou

Crie um atalho pro ePSXe, va nas propriedades do atalho e em destino onde está escrito: .........epsxe.exe" escreva depois das aspas dando um espaço ....epsxe.exe -slowboot

UTILIZE O EPSXE COMO SEU CD-PLAYER

Para conseguir escutar musicas no ePSXe você precisa utilizar o plugin interno de CDROM do ePSXe e usar a linha de comado "-slowboot" no ePSXeCutor. Depois é so ir em "Run CDROM".
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